PROJETO - PLANADOR - EMBRAER

De acordo com o Blog Thaisvoo.wordpress.com, ao longo da história da aviação e do desenvolvimento da Engenharia Aeronáutica como ciência especializada, é notável o uso de experimentos desenvolvidos que fizeram uso de modelos em escala reduzida de aeronaves. Exatamente pensando em aproveitar o potencial educacional que a atividade centrada no projeto e construção de modelos pode proporcionar, foi idealizado em 2009 e em comemoração aos 40 anos da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) o Campeonato Embraer de Miniplanadores.
Tal campeonato, tem o objetivo educacional de levar a todos os alunos dos três últimos anos do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano) que estejam regularmente matriculados em escolas da rede pública e particular, de São José dos Campos, Botucatu e Gavião Peixoto, desafios reais que envolvem desde a elaboração de um Relatório de Projeto (semelhante ao que é feito pelos engenheiros) com desenhos, esquemas e explicações relacionados às soluções usadas para o desenvolvimento do planador, até a construção e teste deste mesmo planador, visando avaliar na prática, o desempenho deste durante a Competição de Voo.
A Escola Jonas Alves participa deste campeonato desde 2010, e conta com a colaboração dos alunos, professores, funcionários e equipe gestora. Atualmente as atividades estão sob a orientação do professor e coordenador pedagógico Adriano Augusto Camargo Nunes da Costa.












































Plataforma de Lançamento - Campeonato 2011